Conselhos para pais de crianças com alergia

Quando é que as alergias aparecem?

As crianças podem desenvolver alergias, tal como os adultos. De facto, apesar de poderem surgir em qualquer altura da vida, as alergias são mais comuns em crianças e adolescentes.

Existe uma predisposição hereditária para as alergias, o que significa que uma criança cujos pais são alérgicos tem probabilidades de desenvolver algum tipo de sensibilização, embora não tenha de ser igual à dos pais. Por exemplo, se o pai for alérgico ao pólen, é mais provável que desenvolva uma alergia, mas não necessariamente ao pólen, mas a outros alergénios ambientais ou mesmo a alimentos como os ovos.

A rinite alérgica pode ser confundida com uma simples constipação porque os sintomas são muito semelhantes. Dor de cabeça, espirros, muco e olhos lacrimejantes, entre outros sintomas, podem ocorrer em ambos os casos, mas há algumas diferenças que pode identificar por si.

A alergia é hereditária?

Existe uma predisposição hereditária para as alergias, o que significa que uma criança cujos pais são alérgicos tem probabilidades de desenvolver algum tipo de sensibilização, embora não tenha de ser a mesma que a dos seus pais. Por exemplo, se o pai for alérgico ao pólen, é mais provável que desenvolva uma alergia, mas não necessariamente ao pólen, mas a outros alergénios ambientais ou mesmo a alimentos como os ovos. 

Como é que sei se o meu filho tem uma alergia?

Pode ser confundida com uma simples constipação porque os sintomas são muito semelhantes. Em ambos os casos, podem surgir dores de cabeça, espirros, corrimento nasal e olhos lacrimejantes, entre outros sintomas, mas existem algumas diferenças que pode identificar por si. 

Rinite Alérgica

Os sintomas surgem de repente após exposição ao alergénio

A duração dos episódios é curta mas periódica; por vezes dura umas horas, dependendo do tempo de exposição ao alergénio

Febre: não, nunca

Mucosidade: aquosa e transparente

Comichão ou prurido: comichão nasal e/ou ocular

Nos olhos: lacrimejo

Espirros: sim, frequentes, e mais de 5 seguidos

Congestão nasal: sim, alternando os dois lados

Tosse: por vezes

Rouquidão: por vezes

Mal-estar geral: não

Constipação

Os sintomas surgem de forma progressiva

A duração dos episódios é geralmente de 7 a 10 dias

Febre: sim, por vezes

Mucosidade: espessa e amarela

Comichão ou prurido: raramente

Nos olhos: congestão

Espirros: sim, por vezes, e menos de 5 seguidos

Congestão nasal: nariz tapado de um lado

Tosse: frequentemente

Rouquidão: frequentemente

Mal-estar geral: sim, mas leve

Como posso explicar o que é uma alergia?

As pessoas podem proteger-se de animais ou fatores que as possam prejudicar ou incomodar. Por exemplo, se de repente encontrarmos uma aranha à nossa frente, fugimos.

Mas o que acontece quando o objeto que nos pode fazer mal é tão pequeno que não o conseguimos ver? O nosso corpo também está preparado para lutar contra estas pequenas substâncias estranhas. Um exemplo são os vírus ou bactérias que entram no nosso corpo e causam uma infeção.

Para combater estas substâncias estranhas, o nosso corpo tem um exército de defesa chamado sistema imunitário. O sistema imunitário ataca essas substâncias para as destruir e as expulsar do corpo. Assim, quando um vírus entra pelo nariz quando respiramos, o sistema imunitário ativa-se e faz-nos espirrar para que o possamos expulsar do nosso corpo.

Mas, em algumas pessoas, o sistema imunitário não funciona corretamente e responde de forma exagerada a estas substâncias estranhas. Estas substâncias são inofensivas para a maioria das pessoas, mas não para as pessoas alérgicas, que, em contacto com elas, desenvolvem uma reação alérgica e podem apresentar diferentes sintomas, como comichão, inchaço e/ou vermelhidão da pele, dificuldade em respirar, problemas digestivos… ou até problemas mais graves.

Mostre este vídeo ao seu filho, será mais fácil para ele compreender!

Tratamento com imunoterapia

Para além dos tratamentos médicos utilizados para aliviar os sintomas, a alergia pode ser combatida com tratamentos de imunoterapia, também conhecidos como vacinas contra a alergia. Estes tratamentos consistem na administração repetida de pequenas doses do agente causador da alergia. Desta forma, o organismo habitua-se gradualmente ao alergénio até deixar de reagir de forma exagerada.

Neste vídeo, pode ver uma explicação sobre as vacinas contra a alergia para toda a família.

Para mais informações sobre o tratamento de imunoterapia, consulte o seu médico e visite a nossa página Tratamento.

As alergias das crianças na sala de aula

Numa sala de aula há todo o tipo de alunos: traquinas, calados, com problemas de concentração, altos, baixos, com óculos, ágeis, rápidos… mas os alunos que mais nos interessam aqui são as crianças com alergias. Descubra o que deve ser observado nas escolas e colégios.

Quando há alunos alérgicos numa turma, é muito importante que haja uma comunicação fluida entre os pais e o professor, para que tudo corra bem durante a sua permanência na escola. Por isso, quer seja pai ou professor de uma criança com alergias, aqui ficam algumas dicas para garantir que tudo corre bem.

Conteúdo relacionado

Informações úteis, dicas e outras páginas com conteúdos de interesse relacionados a alergias

¡Supera la alergia!

Supere a alergia!

Suscríbete a nuestra Newsletter para recibir consejos sobre la alergia.

Suscreva a nossa Newsletter para receber conselhos sobre a alergia.

Please don't insert text in the box below!
Please don't insert text in the box below!
¡Supera la alergia!

Supere a alergia!

Suscríbete a nuestra Newsletter para recibir consejos sobre la alergia.

Suscreva a nossa Newsletter para receber conselhos sobre a alergia.

Please don't insert text in the box below!
Please don't insert text in the box below!